A Arca da Aliança é o recipiente que guardava as tábuas de pedras na qual estavam escritos os Dez Mandamentos, bem como a vara de Arão e um pote de ouro contendo ômer de maná. 

A arca foi mantida em Jerusalém até que os babilônios saquearam e destruíram o templo. A partir de então, a Arca da Aliança entrou no domínio da lenda tendo desaparecido para todo o sempre. 

Algumas das teorias sobre o seu paradeiro são: 





Monte Nebo
2 Macabeus 2:4-10 contem a referência de um documento dizendo que o profeta Jeremias, "tendo sido avisado por Deus" antes da invasão babilônica, levou a Arca, o Tabernáculo e o Altar de incenso, e os enterrou em uma carverna no monte Nebo, atual Jordânia.




O templo do Monte de Jerusalém
Escavações modernas perto do Templo do Monte em Jerusalém revelaram a existência de túneis. O problema é que para explorar estes túneis é muito complicado por estarem em um lugar sagrado e de instabilidade política. Um dos mais importantes símbolos islâmicos ficam no tempo, o Domo da Rocha, que por sua vez se encontra sob o local onde era o Templo de Salomão.



De acordo com as tradições hebraicas, o Rei Salomão, quando construiu o templo, havia colocado a arca sobre uma plataforma que poderia ser descida até um sistema de túneis, no caso da cidade ser invadida. Isto aconteceu durante a invasão dos Babilônios que destruiram o Templo e carregaram os seus tesouros, mas não há nenhuma menção da Arca da Aliança, reforçando a teoria que esta teria sido escondida sob o templo pelos levitas.

Igreja Ortodoxa Etíope
A igreja ortodoxa etíope afirma ter a Arca em sua possessão em Axum, Etiópia.



Sul da África
O povo Lemba do sul da África e o Zimbábue afirmaram que os seus ancestrais levaram a Arca para o sul da África, a chamando de ngoma lungundu ou "a voz de Deus", e que a esconderam em uma caverna secreta nas montanhas Dunghe, o seu lar espiritual. Existe até um documentário sobre esta hipótese no UK Channel 4 e um livro chamado The Lost Ark of the Covenant (2008) por Tudor Parfitt.



Outros países do Oriente Médio
Michael Sanders afirma que ele encontrou as tábuas de pedra da Arca da Aliança em Djaharya perto de um templo antigo erguido por Ramsés III (atualmente um monte de escombros).

Europa
Languedoc, França - Várias lendas afirmam qua a Arca foi levada para Languedoc pelos Templários que retornavam das cruzadas.



Reino Unido - Em 2004, o autor histórico Graham Philips seguiu a rota da Arca através de pesquisas usando a Bíblia (incluindo textos apócrifos) e outros manuscritos. Ele afirma que a Arca permaneceu no Reino Unido até 1180. Ralph de Sudeley, o líder dos templários que aparentemente encontrou a arca em Jebel al-Madhbah, teria retornado para a sua casa em Warwickshire, Reino Unido, levando a Arca consigo.



Ásia
Shikoku, Japão - alguns japoneses da região afirmam que a Arca está escondida debaixo de calcário no Monte Tsurugi.



Outra hipótese
Que os babilônios derreteram a Arca por causa do ouro.