1. Ore
Entre na presença de Deus

2. Observe
(Leia mais sobre observação na continuação do post)
O que o texto diz?

3. Interprete
O quê o texto significou para os destinatários originais.


Isto pode ser um choque para alguns, mas a Bíblia é uma coleção de livros e cartas. Ela não foi escrita primeiramente para nós hoje. Cada livro teve uma razão para ser escrito, com um objetivo, debaixo de circunstâncias específicas e para um público alvo.

4. Aplique
O quê o texto diz para mim e como eu posso aplicar na minha vida.

5. Proclame
Como posso proclamar este princípio


Observação é o ponto inicial e fundamental de todos os Estudos Bíblicos.
Se não observarmos o texto corretamente, não poderemos interpretá-lo corretamente, e consequentemente, não poderemos aplicar os princípios eternos no texto em nossas vidas.

Se tentarmos aplicar a Palavra de Deus se fazermos uma observação séria e uma interpretação correta, podemos sair do quê Deus queria com determinada passagem. Se tentarmos proclamar a Palavra de Deus sem primeiro observar, interpretar e aplicar em nossas vidas, temos o perigo de proclamar um evangelho distorcido e não representar o caráter de Deus corretamente.

Quando observamos, uma leitura casual do texto não é suficiente. A idéia é gastar tempo com o texto, lendo-o cuidadosamente.

Nosso ponto de partida em observação deve ser de descobrir a razão do livro ter sido escrito, o propósito do livro. Então podemos nos mover para os detalhes. Devemos mover do geral para o específico.


Quando começarmos o nosso estudo da palavra, devemos ler o livro ou passagem como se fosse a primeira vez. Isto significa ler o texto sem nenhuma idéia preconcebida sobre ele. Uma interpretação errada anterior pode ser um obstáculo para uma observação correta.

É muito importante entender a diferença entre observação, interpretação e aplicação. Não faça qualquer tipo de aplicação e evite interpretar o texto até que você tenha encerrado o processo de observação.

Nunca poderemos interpretar corretamente, em aplicar adequadamente, a não ser que observemos apropriadamente.