Worcester, como todas as cidades da África do Sul, é dividida por áreas desde o tempo do Apartheid.

(clique na imagem para ampliar)

Na área dos brancos já se encontra pessoas de outras raças, ainda raro, mas o mesmo não é comum nas áreas dos coloreds (mulatos) ou dos negros (tribo Xhosa).


A maior parte dos nossos ministérios se concentra na região dos Coloreds pois são a maioria da população da província. Diferente dos negros que desde o término do Apartheid têm o apoio do governo e vários privilégios, os coloreds se encontram entre o governo atual e o histórico de opressão do passado.

O povo colored é um povo muito alegre e amigável, mas infelizmente por causa dos vários anos de opressão, eles buscaram se alegrar nas drogas e no álcool. Calcula-se que na região de Worcester se concentre a maior população de alcoólatras do mundo, e entre 60-70% dos jovens são viciados em Crack.

Outro fato interessante é que os coloreds possuem uma auto-estima muito baixa. Eles eram conhecidos como o povo bastardo, pois não eram nem negros e nem brancos. Esta é uma expressão ouvida até hoje, onde alguns se referem a eles como os bastardos.

A pobreza dos povos coloreds e negros é o ponto comum entre eles, mas existe pouca interação entre as diversas raças do país. Para a maioria de nossos alunos na Jocum a primeira vez que interagiram com alguém de outra raça foi na Jocum.