O Evangelho Proclamado
No livro de atos, tanto Paulo quanto Pedro, em diferentes circunstâncias pregaram o evangelho, apresentando a mensagem dos apóstolos à diferentes ouvintes, e viram estes responder em fé à Jesus.A pergunta é: qual era a mensagem que eles pregaram?
Nós encontramos 6 proclamações do evangelho no livro de Atos: nos capítulos 2, 3, 4, 10, 13 e 17.
Aqui vai uma lista de quantas vezes cada um destes conceitos foram mencionados na apresentação do evangelho feita pelos apóstolos:
- Inferno: 0
- Céu: 0
- Pecado: 1 vez
- A vida de Jesus: 4 vezes
- A morte de Jesus: 9 vezes
- A Ressurreição de Jesus: 15 vezes
- O senhorio de Jesus: 10 vezes
Nós encontramos na apresentação do evangelho feita pelos apóstolos uma mensagem semelhante à apresentada por Paulo em 1 Coríntios 15.
O evangelho apresentado pelos apóstolos em todo o Novo Testamento era centrado na vida, morte, ressurreição e senhorio de Jesus. Estas eram as boas novas.
Os quatro Evangelhos
Na primeira página do Novo Testamento podemos encontrar estas palavras: O evangelho segundo Mateus. A igreja primitiva se referia aos primeiros quatro livros do Novo Testamento ‘Evangelho’.Vamos o que diz Marcos 1:1 - “Princípio do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus.”
Sobre o quê estes livros falam? Sobre a vida, morte, ressurreição, e Senhorio de Jesus Cristo. O Novo Testamento não pode ser mais claro.
Qual a mensagem do Evangelho?
Resumindo o evangelho de maneira bem sucinta, podemos defini-lo como:JESUS - A pessoa histórica, nascida em Belém, de Nazaré, Judeu que viveu durante o império Romano, carpinteiro e filho de José e Maria.
CRISTO - Que é a palavra greca para a palavra hebraica Messias. O que isto quer dizer? Ele é aquele que foi prometido no Velho Testamento, aquele que cumpriu os propósitos de Israel, que tornou os desígnios de Deus para Israel realidade, ele é o escolhido que foi profetizado por Isaías que tomou sobre si os pecados do mundo e que foi morto pelas nossas transgressões.
É - Ele não era, mas é. Ele está vivo, pois foi ressuscitado.
SENHOR - Rei e Senhor de todas as coisas.
Esta é a mensagem do Evangelho apresentada pelos apóstolos e por isto a maioria deles foi martirizada em arenas e coliseus, porque era uma confrontação direta ao evangelho romano. O evangelho romano diz que Cézar é Senhor, mas os cristãos se recusaram a aceitar isto e declaravam que JESUS CRISTO É O SENHOR. Ele está reinando sobre toda a criação. A ele eu declaro a minha submissão. Esta era a boa nova.
COMENTÁRIOS