A Jocum trabalha com três áreas em missão:

Evangelismo
Trabalhos de misericórdia
Treinamento

Na área de treinamento, a Jocum de Worcester roda várias escolas com o objetivo de equipar os missionários ou membros da igreja para o ministério. Algumas destas escolas são:

Escola de Treinamento e Discipulado

A Escola de Treinamento e Discipulado é a pedra fundamental de Jovens Com Uma Missão, a pedra fundamental da missão. É nosso código genético, nosso DNA. 
A ETED também é um tempo de união, de compartilhar, de aprender e viver. Não é somente um treinamento formal mas também informal - uma informalidade planejada e intencional. (Por exemplo: A língua materna de todos é aprendida informalmente, nunca em uma classe acadêmica.). O treinamento informal é um dos mais poderosos meios de aprendizagem. A ETED é um “viver/aprender” de experiência 24 horas por dia, por causa dos princípios que Deus nos tem dado.

Um dos princípios fundamentais da Jocum é 2 Pedro 1:5, “por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento”. Existe uma seqüência envolvida. A ETED é sobre fé e caráter. Você CONSTRÓI fé e caráter. Então a seqüência deve ser fé depois caráter. Isto é a ETED. Somente depois o conhecimento de outros cursos pode ser adquirido.A Igreja é construída nos fundamentos dos apóstolos e profetas, sendo Jesus Cristo a pedra fundamental. Não existe ninguém mais importante do que Jesus. A pedra fundamental de tudo é Jesus – Ele é nosso ponto de referência.

Uma das estratégias que Deus tem nos dado para alcançar a geração atual é a ETED focalizada. Por exemplo, nós temos uma ETED focalizada em futebol, onde pessoas que tenham este interesse em comum possam se reunir e aprender como podem usar o futebol para difundir o evangelho.

Os diferentes focos das ETEDs de Worcester são:
- HIV/AIDS – onde os alunos trabalham com portadores do vírus HIV e com suas famílias.

- Futebol – onde os alunos usam o futebol como meio de evangelismo

- Artes – onde os alunos usam vários tipos de expressões artísticas como meio de evangelismo.

- Fronteiras e missões – onde o foco é povos não-alcançados. Nesta ETED os alunos aprendem sobre diversas formas de evangelismo em países fechados ao evangelho.

- Novos Rumos – esta é uma ETED voltada para pessoas mais maduras e famílias e suas necessidades.

- ETED Clássica – esta é a escola de ETED normal, com foco forte em discipulado e relacionamento com Deus.

- Crianças em Necessidade – Esta escola ensina como trabalhar com crianças em necessidade. Esta necessidade pode ser multiforme, e o objetivo é alcançar estas crianças, vir de encontro com suas necessidades, e alcançar a família destas.


Fotos da ETED e algumas cruzadas evangelísticas...





Escola da Saúde
Você sabia que 70% de todos os cegos na África poderiam ter sua cegueira evitada se tivessem aprendido a lavar o rosto pela manhã? Você sabia que muitos africanos acreditam que se você tomar banho depois do ato sexual você não contraí o vírus da AIDS? E vários acreditam que se você tiver o vírus, este pode ser limpo se você tiver relação sexual com uma virgem?
Esta escola de 5 meses tem como o foco o treinamento de missionários no campo da saúde... Prevenção de doenças, acompanhamento neo e pós-natal, nutrição, saúde dental, são alguns dos temas abordados.



Escola da Família
Esta é uma escola que treina missionários para trabalharem com o aconselhamento familiar. O objetivo da escola é trazer uma perspectiva bíblica para a família em um mundo onde a família é extremamente atacada. Os temas abordados são: vícios, sexo, relacionamento familiar, finanças, criação de filhos, e muito mais.

Escola de Inglês
Esta escola visa capacitar missionários a irem onde Deus os têm chamado. O inglês ainda é uma língua universal, e pode ser facilmente usada em qualquer país do mundo.



Escola de Impacto evangelístico
Esta escola ensina como rodar evangelismos de impacto para multidões, através de shows, apresentações, etc.



Escola da Bíblia
Esta escola tem como objetivo dar ao aluno uma perspectiva clara sobre a Bíblia. Os alunos estudam toda a Bíblia durante 3 meses, e 14 livros da Bíblia profundamente. Ela usa o método indutivo de estudo da Palavra, que estuda cada livro como um todo, de acordo com o seu contexto.



Escola de Aconselhamento para pessoas com problemas aditivos
Como Worcester tem um dos maiores índices de alcoolismo do mundo, esta escola foi trazida para Worcester para a capacitação dos missionários para trabalharem com pessoas com vício e suas famílias.

TESOL
Esta escola dá uma ferramenta aos missionários para poderem entrar em países fechados para o evangelho. Em apenas 4 semanas o aluno ganha um certificado internacional como Professor de Inglês.