Um novo parâmetro para ver o mundo e responder as suas necessidades



O que é o 4K?

4K é uma estratégia global, através da qual JOCUM e o Corpo de Cristo podem avançar para a conclusão da Grande Comissão.

Há dois conceitos simples que permeia todo este projeto . O primeiro é : O mundo inteiro foi subdividido em unidades geopolíticas naturais, de tamanho populacional semelhante . O que significa isso ? Há 238 países neste mundo , mas eles são todos de diferentes tamanhos. Alguns países como a China são enormes, como por exemplo, a Índia, Indonésia, etc . Eles são tão grandes, que nós temos que os dividir no que chamamos de 1ª Ordem Principal de Divisão Civil.

Mas alguns países não são tão grandes . Uttar Pradesh, um dos 37 estados da Índia, tem 171 milhões de pessoas. Se fosse por si só uma nação, seria a 5ª maior nação da terra, e só um estado da nação indiana !



Então temos que dividir o mundo na 2ª Ordem Principal de Divisão Civil. Alguns países chamam as suas divisões administrativas de estados, províncias, territórios, ublusks, wahids, e outras tanta designações. Se a segunda ordem ainda é muito grande para que possamos trabalhar com ela, então a dividimos numa 3ª ou até 4ª ordem.

Por que nós fazemos isto? Por uma razão muito simples. Se você olha um mapa Mundi, verá que a pequena ilha de Pitcairn tem uma população calculada em 2005 de ...68! É a menor população dos 238 países em toda a terra! A maior nação do mundo em termos populacionais é a China que em 2005 chegou a 1.3 BILHÃO pessoas! Note a disparidade! Nós precisamos dividir a China em várias unidades menores ...já no caso de Pitcairn nós não precisamos fazer isso!

O segundo conceito fundamental: os não-alcançados (onde nós, a Igreja, não estamos). Devemos ir onde não estamos. Onde não estamos é onde nós devemos enfocar a nossa atenção. Esta é a chave para criamos as nossas subdivisões. Assim dividimos o Mundo em três níveis diferentes :

Mundo A - São partes do Mundo onde a maioria é constituída por não-alcançados. Existem poucas igrejas e o evangelho é pouco pregado. As áreas do Mundo A, não devem ter mais que 3 milhões de habitantes.

Mundo B - São partes do Mundo onde o evangelho já um pouco mais difundido, e onde existe um número maior de igrejas. Nestas áreas o Corpo de Cristo se faz mais presente. As áreas do Mundo B, não devem ter mais que 6 milhões de habitantes .

Mundo C - São áreas onde o evangelho já foi amplamente pregado. Existem muitas igreja e muitos trabalhos evangélicos. A maioria das pessoas já ouviu falar de Jesus Cristo. As áreas do Mundo C, não devem ter mais que 9 milhões de habitantes .

Quando dividimos o mundo usando estas divisões chegamos ao número de cerca de 4.323 Zonas Ômegas. E é assim que vamos alcançar o sonho de Deus. Nós chamamos as zonas de ômega, porque esta é a última letra do alfabeto grego e para nós cristãos significa o final, o fim. Nós não podemos completar o sonho de Deus até que tenhamos alcançado todas estas zonas. Mas também, nós as chamamos de Zona Ômega porque o próprio Jesus disse que ela era o Alfa e o Omega, o começo e o fim. Por isso nós o queremos representar em todas estas zonas.



Quantos de nós podemos falar e orar por Samoa? Suriname? Mônaco? Guiana? Você pode ter até certa dificuldade de localizar estes lugares no mapa, mas pelo menos tem uma idéia geral de onde eles estão. Todos estes lugares têm uma população de menos de 3 milhões de habitantes. De fato, há mais de 100 países com população abaixo de 3 milhões. Embora eles sejam muito pequenos que nós já ouvimos falar deles. Por que? Porque os nomes deles aparecem em mapas.

Mas o que se sabe sobre Anqing? Guangzhou? Baoding? Chengdu? Shangraodiqu? Nanyang? Todas são províncias da China. Fazem parte do 2º nível de divisão. Na China existem 187 divisões administrativas com população superior a 3 milhões de habitantes. É bom destacar que 103 dos 238 são países com uma população inferior à 3 milhões. Ou seja, bem menos do que as 187 divisões administrativas da China.

Então podemos fazer as seguintes perguntas: Se não sabemos o nome e nem a localização dessas divisões administrativas como vamos orar por elas? Se não podemos orar, então como vamos montar estratégias para alcançá-las? E como iremos até elas? Como nos empenharemos nisto? Como nós veremos os sonhos de Deus se tornarem uma realidade nestes lugares? Por isso precisamos repensar a forma como nós vemos o mundo, e passar a vê-lo como Deus o ver.

Porém nem tudo se ver nos mapas. Para nos ajudar a cumprir os sonhos de Deus o projeto 4K incorpora a Zona Õmega 23 dados demográficos, que nos dão uma boa idéia da qualidade de vida de cada zona. Por exemplo, quando olhamos no mapa para Utara, Dakar e Bangladesh, e dizer quantas Bíblias são necessárias nestes lugares? Quem tem acesso a água potável e quem não tem? Quanto sabem ler e escrever? Quantos cristãos estão cumprindo a Grande Comissão ali? Qual a rende per capita? Quantos grupos de pessoas inalcançados estão lá?

Com estes dados, nós podemos trabalhar de forma mais direcionada em cada Zona Ômega, algo que não existia antes. Assim se você está tendo um tempo de intercessão, e Deus diz para você: "Ore por Bangladesh!” Então você pode através da rede 4K acessar mais informações sobre o local alva da sua oração. Com a condução do Espírito Santo e toda a pesquisa que as pessoas reuniram a respeito de cada Zona, nós podemos fazer uma grande diferença vendo os sonhos do Senhor sendo cumpridos em Utara e nas outras 4.323 Zonas Ômegas em toda parte do mundo.

Há outra implicação excitante na razão porque Deus nos deu o 4K. Ele está nos chamando para olhar o mundo de forma mais integral, mais completa, pois os sonhos de Deus não existem em partes, e nós só podemos torná-los em realidade se os cumprimos por inteiro. Assim nós estamos olhando o mundo de missões agora como num modelo 3-D, dividido em Zonas Ômegas, com várias esferas da sociedade e pontos de paixão.

E esses pontos de paixão são muito emocionantes de fato. São muitos os que estão apaixonados para trabalhar em projetos de saneamento, alfabetização ou saúde nas Zonas Ômegas. Também existem muitos que querem trabalhar com esferas da sociedade como mídia, arte, comunicações, esportes, entretenimento, o mundo empresarial, etc.

Nós só podemos falar sobre estes tipos de estratégias porque esta não é uma tarefa, é um compromisso de amor. Isto é importante para nós porque é importante para o Senhor. Nós queremos nos envolver com isto porque este é o modo que nós podemos expressar o nosso amor por Ele, é o modo como nós podemos dizer: “Aqui estou eu, quero estar disponível para Lhe ajudar a fazer Seu sonho se tornar realidade!”

Pare saber mais visite: http://www.4kworldmap.com/