O hipopótamo é um animal semi-aquático e herbívoro. Este mamífero é o terceiro animal terrestre mais pesado que existe, ficando atrás somente do rinoceronte branco e do elefante. Um fato interessate é que o parente mais próximo do hipopótamo não é o cavalo ou o porco como muitos pensam, e sim, a baleia, de acordo com os cientistas.

O hipopótamo é muito perigoso, podendo alcançar até 5 metros de comprimento, 1.5m de altura, e pesar entre meia e 3 toneladas. Os dentes de um macho podem chegar ao tamanho de um pino de boliche. As fêmeas podem morder com uma força de 600kg de pressão, enquanto os machos alcançam quase 2 toneladas.


Em cativeiro, os hipopótamos vivem de 40 à 50 anos, mas ninguém sabe quanto tempo eles podem viver em seu ambiente natural. Apesar do fato de eles pesarem tanto, eles podem correr mais rápido do que humanos por um curto período de tempo, chegam até 50km/h. Depois de um ou dois minutos eles ficam exaustos e precisam descansar. 

Por causa de seu tamanho e ferocidade, eles possuem poucos predadores. Até mesmo os predadores mais famosos da África como os leões, hienas e crocodilos ficam longe dos adultos, atacando apenas os filhotes isolados das manadas. Porém, se um predador for pego tentando atacar um filhote certamente será morto. 

Os hipopótamos adultos possuem somente duas espécies de predadores, os seres humanos e os crocodilos gigantes chamados de Gustave.


O hipopótamo é considerado como o animal mais perigoso da África, sendo responsável por mais mortes de humanos do que qualquer outro animal com uma média de 200-300 mortes por ano. Eles não tem medo dos humanos, porém, temem o Gustave.

O hipopótamo tem sido admirado através da história por sua força e coragem. Ele era considerado como o animal de poder supremo pelos guerreiros Zulus, que criam que estes eram mais corajosos do que qualquer outro animal africano.